Novembro Laranja: Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, Misofonia e Hiperacusia

A Campanha Novembro Laranja teve sua origem em 2006, sendo coordenada pelo Instituto Ganz Sanchez, com o propósito de orientar a população sobre esses sintomas.

Frequentemente, ainda se escuta a afirmação de que "zumbido não tem cura", no entanto, é fundamental abandonar essa perspectiva e aprender sobre as diversas maneiras de avaliar e tratar esse sintoma.

O zumbido é um som percebido apenas pelo paciente, sendo inaudível para as pessoas ao redor. Os tipos mais comuns se assemelham a apitos ou chiados e podem ser percebidos em uma orelha, em ambas ou mesmo na cabeça. Geralmente, está associado a perda auditiva, sendo as investigações sempre iniciadas com a avaliação da audição. No entanto, outras causas podem desencadear o zumbido, daí a importância de uma avaliação por uma equipe interdisciplinar.

Diferentemente do zumbido, que geralmente está ligado à perda auditiva, aqueles que sofrem de misofonia e hiperacusia podem perceber a presença do zumbido, sem necessariamente apresentar perda auditiva.

A misofonia é uma condição do sistema auditivo também conhecida como Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons, que causa grande desconforto ao ouvir sons repetitivos e de baixo volume, como mastigação, engolir, mascar chiclete ou o clique de uma caneta, podendo provocar uma reação emocional negativa, incontrolável e desproporcional, manifestando-se através de sentimentos como raiva, irritação ou pânico, afetando as relações sociais. A misofonia está relacionada ao significado dos sons, ou seja, uma pessoa pode ter hipersensibilidade a sons suaves, mas não se irritar com ruídos altos, como barulhos de obras.

A hiperacusia provoca uma sensibilidade anormal a sons que, normalmente, não incomodam outras pessoas, especialmente estímulos de intensidade baixa ou moderada. Aqueles que sofrem dessa condição percebem os sons de forma muito mais intensa e, devido a isso, podem sentir dor nos ouvidos, que pode persistir por vários dias, dependendo da intensidade do barulho. Muitas vezes, os pacientes com hiperacusia também relatam zumbidos.

As consequências mais comuns do zumbido, hiperacusia e misofonia incluem dificuldade para dormir, falta de concentração, queda no desempenho escolar ou no trabalho, isolamento social, crises de ansiedade e depressão.

Se você experimenta algum desses sintomas, não deixe de buscar ajuda. Uma avaliação precisa da causa permitirá que os profissionais responsáveis recomendem o melhor tratamento para o seu caso.

Aproveite o Novembro Laranja e informe-se sobre esses sintomas!

Os tratamentos indicados também variam de acordo com a causa do sintoma. O Tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS) tem trazido ótimos resultados para determinados casos de Zumbido. Em alguns casos, associamos o EMT/TMS com outras técnicas terapêuticas para tratamento da ansiedade, potencializando mais os resultados.

Se você tem zumbido, hiperacusia e misofonia, não hesite em procurar ajuda profissional!

Depoimentos:

Para agendamento de consultas, entre em contato conosco através do Whatsapp.

47 9281-7005

Matérias e artigos relacionados:

  • Você já ouviu falar em sarcopenia?

    Você já ouviu falar em sarcopenia? Apesar do nome estranho, essa é uma doença que está cada vez mais comum e atual. O termo sarcopenia vem do grego e significa “perda da carne” e é um problema que causa a perda de massa muscular associada com prejuízos de função.
    Saiba mais

  • A relação da fibromialgia com o intestino

    Estudos mostram que a a fibromialgia é a segunda doença mais comum que afeta ossos e músculos, atrás apenas da artrite. Mas você sabia que, além da dor óssea e muscular, a fibromialgia pode causar problemas no intestino?
    Saiba mais